Sandy e Junior – Biografia

Sandy & Junior foi uma dupla brasileira de cantores, formada pelos irmãos Sandy e Junior Lima. Sandy era a vocalista principal do duo, enquanto Junior era responsável pelos vocais de apoio, além de tocar instrumentos como guitarra, violão e bateria. Influenciados por músicos na família, os irmãos viram a trajetória profissional na música se concretizar após uma aparição no programa Som Brasil, em 1989, quando cantaram “Maria Chiquinha” e ganharam projeção nacional.

No ano seguinte, deram início à gravação do primeiro álbum, “Aniversário do Tatu” (1991), que foi certificado com disco de ouro. Ainda influenciados pelo estilo sertanejo e country do pai Xororó, que na época produzia seus discos, os irmãos lançaram no ano seguinte o álbum “Sábado à Noite”. A partir do terceiro álbum, “Tô Ligado em Você” (1993), a dupla passou a apresentar influência de outros estilos em sua música, principalmente o pop. Os álbuns “Pra Dançar Com Você” (1994) e “Você é D+” (1995) deram continuidade ao sucesso deles com o público infantojuvenil. Após alcançarem a fama e o sucesso como cantores mirins, os irmãos se consolidaram também como estrelas do POP adolescente, com os álbuns “Dig-Dig-Joy” (1996) e “Sonho Azul” (1997).

Em 1998, a dupla lançou seu primeiro álbum ao vivo, “Era Uma Vez… Ao Vivo”. No ano seguinte, lançaram o consagrado álbum “As Quatro Estações”, certificado com disco de diamante duplo pela ABPD e que gerou singles de sucesso como “Imortal”, “Olha o Que o Amor Me Faz” e “As Quatro Estações”. Em 2000, a dupla deu prosseguimento ao projeto e lançou o segundo álbum ao vivo, “Quatro Estações – O Show”, também certificado com diamante duplo; além do álbum de remixes de sucessos “Todas as Estações – Remixes e Videoclipes”. No ano de 2001, se apresentaram para 250 mil pessoas na terceira edição do festival Rock in Rio e para um público de 1,2 milhão de presentes em João Pessoa/PB. No mesmo ano lançaram o álbum homônimo Sandy & Junior, que gerou singles como “Quando Você Passa (Turu Turu)”, “Não Dá Pra Não Pensar” e “O Amor Faz”.

O sucesso da dupla no Brasil atraiu a atenção da Universal Music em Londres, que teve a iniciativa de lançá-los no mercado internacional; o resultado foi o álbum Internacional (2002), que teve como carro-chefe “Love Never Fails”. Neste mesmo ano, a dupla reuniu um público de 70 mil pessoas para um show no estádio do Maracanã, apresentação esta que originou o CD e DVD “Ao Vivo no Maracanã”. Os trabalhos posteriores da dupla, Identidade (2003) e Sandy & Junior (2006) – este indicado ao Grammy Latino -, apresentam uma sonoridade influenciada pelo pop rock e obtiveram sucesso comercial.

Em abril de 2007, anunciaram a separação após dezessete anos de carreira em dupla e, em junho do mesmo ano, gravaram CD e DVD “Acústico MTV”, o então último projeto em conjunto. A dupla, que continuou na ativa até o final de 2007, realizou uma grande turnê pelo Brasil, que se encerrou no dia 18 de dezembro de 2007.

Eles também atuaram em projetos na televisão e cinema, incluindo o programa Sandy & Junior Show na extinta Rede Manchete, um seriado homônimo na Rede Globo, a telenovela Estrela-Guia e os filmes O Noviço Rebelde e Acquária, entre outros.

Em 2019, Sandy e Junior Lima se reuniram para realizar uma turnê comemorativa. O anúncio foi feito em 13 de março.

Confira também:

Biografia – Sandy

Biografia – Junior Lima

Por Wikipedia / Adapt. A Gente Dá Certo / Foto: Marcos Hermes